Impresso em: 08/12/2019 22:21:03
Fonte: http://senar-to.com.br/noticia.php?l=38f74db2a5feb00b7bae2748d1f414d8

SENAR realiza reunião de sensibilização do Programa FIP Paisagens Rurais

08/11/2019 20:30:39

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou nesta quinta-feira, 07, em Paraiso, a reunião com Presidentes de Sindicatos Rurais para sensibilização do Programa FIP Paisagens Rurais. O objetivo do programa é estimular práticas agrícolas sustentáveis de baixa emissão de carbono e fortalecer a adoção de técnicas de conservação e recuperação ambiental.
 

Os produtores dos municípios de Marianópolis, Divinópolis, Chapada de areia, Paraíso, Pium e Nova Rosalândia serão beneficiados com o Programa, nas cadeias de Bovinocultura de Leite e Bovinocultura de Corte. Esses municípios foram selecionadas através da identificação das bacias hidrográficas prioritárias estabelecidas pelo Senar Nacional e parceiros.
 

Durante a reunião, a equipe técnica do Senar repassou aos Presidentes e Diretores dos Sindicatos Rurais a responsabilidade de identificar e sensibilizar os produtores rurais dessas regiões para o conhecimento e participação no programa. O Senar será responsável pela Assistência Técnica e Gerencial durante 24 meses.
 

Presente na reunião, o Presidente do Sistema FAET/SENAR, Paulo Carneiro, enfatizou a importância do programa “O programa tem um componente de produção muito forte voltado ao aumento da renda do produtor por meio da assistência técnica e um componente de recuperação ambiental para auxiliá-lo a adequar-se à legislação ambiental, recuperando eventuais passivos na propriedade”.


Ao final do acompanhamento, a expectativa é que o programa tenha aumentado a produtividade e gerado mais renda aos produtores, além de um aumento da cobertura vegetal das bacias hidrográficas, melhoria na biodiversidade e Redução na emissão dos Gases de efeito estufa.