Notícias

SENAR ESTÁ PRONTO PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS GENÉTICA TOCANTINS

14/01/2022 15h52

A superintendente do Senar, Rayley Luzza, garantiu que a entidade já está pronta para participar da implantação do programa “Mais Genética Tocantins”, que visa levar tecnologia a pequenos e médios produtores rurais e promover a pecuária tocantinense. Durante participação em um evento virtual nas redes sociais da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagro) sobre a metodologia de aquisição dos kits para a Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF) do Programa, ela explicou que “o Senar já tem 70 profissionais preparados para assistir ao produtor rural que deseja participar dessa importante iniciativa e que só aguardo o chamado dos municípios com os interessados para dar início aos trabalhos; tenho certeza que esse programa vai fazer a diferença”.

Lançado no ano passado pelo governador Wanderlei Barbosa, o programa “Mais Genética Tocantins” tem a parceira do Senar e Sebrae e é financiado pelo Banco Mundial. Os pecuaristas que quiserem participar da iniciativa terão duas formas de participar. Segundo José Américo, diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Seagro, se o produtor já tiver mão de obra qualificada para fazer a inseminação das matrizes, ele assume a responsabilidade de realizar os procedimentos de IATF. “Mas se o produtor não tiver profissionais, o Senar e o Sebrae darão toda a assistência necessária para que ele realize a inseminação”, destacou. A previsão é de que cada propriedade poderá receber material para até 200 procedimentos inteiramente gratuitos.

Moisés Gomes, superintendente do Sebrae, acredita que o programa será um sucesso e vai interferir positivamente no avanço da pecuária tocantinense. Da mesma forma, o secretário de Agricultura do estado, Jaime Café, está confiante de que as 100 mil doses previstas no programa chegarão o quanto antes aos produtores do Tocantins e que a efetividade do programa superará o percentual de 70% de prenhez positiva, ou seja, a fecundação das matrizes será bem sucedida. Ele aproveitou para pedir atenção à região da Ilha do Bananal, onde comunidades indígenas também atuam na atividade.