Notícias

TREINAMENTO PARA MOBILIZADORES É REALIZADO NO SISTEMA FAET/SENAR

05/08/2021 14h31

O mobilizador é peça fundamental dentro das ações do Sistema FAET/Senar. Cabe a ele atuar de forma efetiva junto ao público do SENAR na seleção de pessoas à composição de turmas até a preparação do cenário educativo. Os mobilizadores trabalham no processo de organização das ações de Formação Profissional Rural – FPR e de Promoção Social – PS nas diversas cadeias produtivas no setor rural. Ligado aos sindicatos rurais, o mobilizador verifica as demandas nos municípios e busca soluções para o homem do campo. Para que ele esteja preparado e atualizado para um bom desempenho nesse trabalho, o sistema promoveu o curso de “Planejamento e Operacionalização” em Palmas.

Trinta profissionais participaram do evento, realizado no auditório da FAET, seguindo as recomendações de prevenção ao Covid. Na etapa final, o presidente da entidade, Paulo Carneiro e a superintendente do Senar, Rayley Luzza, conversaram com os mobilizadores. “Nosso papel é atender o produtor rural e suas demandas, independente dele ser pequeno, médio ou grande e qualificarmos a mão de obra que atua no campo, por isso, o trabalho de vocês é muito importante”, destacou o presidente.

Segundo a presidente do Sindicato Rural de Dueré, Ozenira Marques, o “mobilizador aproxima o sindicato e o Senar ao homem do campo”. Já para a presidente do Sindicato Rural de Almas, Sandra Santana, a equipe não teria um resultado eficaz sem o mobilizador. “É um trabalho em conjunto. Por isso, investir na capacitação deles é essencial para o sucesso do nosso trabalho,” pontuou.

SISTEMA FORTE: MAIS PARA O CAMPO.

Durante os três dias de evento, o engenheiro agrônomo e instrutor Élcio Chagas, abordou conteúdos sobre as características dos programas e ações e também realizou atividades que ilustram como o mobilizador deve atuar no dia a dia. Como o atendimento deve levar em conta o perfil de cada região, segundo ele, o mobilizador precisa estar atento ao que as propriedades do local de atuação dele demandam, levando em conta a diversidade de cursos que o Senar oferece.

O participante Paulo Pereira, do munícipio de Ponte Alta do Bom Jesus já é mobilizador do SENAR, segundo ele, o treinamento deu um novo olhar para a atividade. “Estou saindo do curso tendo convicção da nossa importância lá fora. Nós conhecemos o dia a dia do produtor e do trabalhador rural, estamos na linha de frente e somos o interlocutor dele com o sindicato”, disse.

Zelma Moreira, espera contribuir com a melhoria da qualidade de vida no campo: “mobilizar é levar mais oportunidades aos produtores e seus familiares para que possam transformar o conhecimento em mais renda. Espero contribuir para que nossos treinamentos gerem sempre o melhor para o homem do campo”, destacou a nova mobilizadora do Sindicato Rural de Barrolândia.

Para mais informações cursos e ações do sistema, acesse nosso site: www.faetrural.com.br / www.senar-to.com.br