Notícias

Representantes do Tocantins estão na etapa nacional do programa

28/09/2021 17h39

Dois tocantinenses estão representando o estado do Tocantins na etapa final do programa CNA Jovem, uma iniciativa que desenvolve talentos empreendedores e prepara líderes para o setor do agro. No total são 76 finalistas representantes de todas as regiões brasileiras que desde agosto de 2020 participam de atividades online introdutórias, classificatórias e eliminatórias. O último encontro será realizado no próximo fim de semana, dia 02 e 03 de outubro.

Para a realização dos trabalhos finais, os participantes do CNA Jovem foram divididos em grupos. O zootecnista tocantinense Diego Cunha faz parte do grupo “Agroconhecimento”, cujo desafio proposto pela rede foi o de tirar as boas pesquisas do papel. O grupo propôs tornar a rede CNA Jovem uma propulsora do uso de bioinsumos. Eles realizaram pesquisas com produtores e perceberam que a maioria dos entrevistados anseia por novas tecnologias que sejam sustentáveis.

“O que identificamos é que além de não ter produtos biológicos disponíveis no mercado, eles encontram um outro impasse: o desconhecimento e não aceitação do insumo biológico por estarem acostumados com os químicos. Por isso, tivemos a ideia de criar a proposta de vitrines tecnológicas para ligar produtores, pesquisadores e empresas de bioinsumos para levar a ciência ao campo, permitindo que pequenos produtores tenham acesso às novas tecnologias sustentáveis”, explicou o zootecnista. Segndo ele, a ideia é que sejam feitos testes com produtos biológicos dentro das propriedades rurais para que os produtores possam ver e experimentar na prática o que o insumo biológico é capaz de fazer.

A outra representante do estado é Bruna Stefhane, engenheira agrônoma, que faz parte do grupo “ELO”. O desafio proposto à equipe dela foi o de estimular o diálogo entre jovens do campo e da cidade. “Nossa ideia foi criar um espaço seguro para que jovens do campo e da cidade possam dialogar e tratar de questões como a sustentabilidade do sistema alimentar, destacou.

Bruna contou que uma das principais ações foi a criação de espaços de comunicação como o “Tagarelo Podcast”, o workshop “Alimente”, e lives como a que será realizada ainda nesta semana com o tema: Sistema alimentar: experiencia brasileira da região norte.

A etapa nacional do CNA Jovem reuniu os melhores potenciais de liderança da etapa estadual do programa. Nessa fase, os jovens intensificam a preparação para ocupar papéis de liderança e também foram estimulados a pensar e trabalhar com base nos grandes desafios do Brasil. A premiação do grupo vencedor será divulgada no encerramento das atividades e a iniciativa premiada contará com o reconhecimento e apoio da CNA para que o grupo vencedor implemente a proposta formatada.

“É uma honra poder levar a bandeira do Tocantins e estar entre jovens de destaque do Brasil inteiro”, afirmou Diego. Já Bruna, comenta o orgulho de representar as mulheres do agro: “Estou emocionada de ser uma das finalistas selecionadas e já estou com aperto no coração por estarmos finalizando o programa, que foi muito enriquecedor pra mim”.