Notícias

Programa "Senar em Movimento" mobiliza Araguatins

05/05/2013 13h41

Cíntia Pereira (Ascom/Faet/Senar)

O município de Araguatins, localizado na região do Bico do Papagaio, recebeu dois dias de ações do programa Senar em Movimento, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-TO). A sexta feira, 3, e o sábado, 4, foram marcados pela realização de diversas atividades que proporcionaram aos moradores da cidade, alegria, diversão, música, arte, esporte e lazer.

Uma sessão de cinema abriu a programação na sexta feira, dia 3. Cerca de 700 pessoas acompanharam a exibição de dois filmes, na Escola Estadual Leônidas Gonçalves Duarte, no centro da cidade. E para embalar as sessões, foram distribuídos pipoca e refrigerante aos espectadores.

O segundo dia de ações, no sábado 4, começou com uma partida de futebol que proporcionou momentos de descontração entre os jogadores e o público que compareceu no campo de futebol. A partida entre amigos, reuniu jogadores que moram na cidade e também no meio rural, o time vencedor recebeu troféu e bolas.

Música e dança completaram a noite de sábado com apresentações de grupos de dança e cantores amadores, além de uma apresentação do grupo Mãos que Exaltam, com uma coreografia em libras, da música Unidos em Cristo, que emocionou o público. Participaram do show de talentos, crianças, jovens e adultos, todas as apresentações ocorreram na quadra de esporte da escola.

O jovem Wilclif de Souza participou do evento, apresentando uma coreografia de jazz, ele falou a importância do evento para o município “O Senar em Movimento trouxe novidade para Araguatins e possibilitou a nós, mostrarmos que somos capazes de apresentar nossa cultura para a nossa cidade e o público em geral”, disse o estudante.

Os participantes do evento receberam placas simbólicas do Senar em Movimento, como forma de agradecimento pela contribuição no evento, e os ganhadores do 1°, 2° e 3° lugares receberam premiação em dinheiro. A ganhadora da noite em 1° lugar, definido pelo júri, foi a jovem Lucássia Lima Silva, de 17 anos, que cantou a música Advogado Fiel, no estilo gospel. Ela, que canta desde os sete anos, viu no projeto a oportunidade de mostrar seu talento. “O programa me ajudou a mostrar o que eu gosto de fazer. Estou muito feliz com a minha participação e com o prêmio”, disse Lucássia.

Todas as ações do programa Senar em Movimento foram realizadas pelo Senar-TO, em parceria com o Sindicato Rural de Araguatins e Prefeitura Municipal.


Útero é vida
Nesta segunda, 6, será realizada mais uma edição do Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero da Mulher Rural - Útero é Vida e do Programa de Prevenção do Câncer de Próstata do Homem Rural. A equipe do Senar-TO já está acertando últimos detalhes para a realização dos programas, na sede da Escola Estadual Leônidas Gonçalves Duarte. A expectativa para essa edição é de atender uma média de 400 pessoas, entre homens e mulheres.