Notícias

SAÚDE DO HOMEM E DA MULHER RURAL DO SENAR LEVA PREVENÇÃO AOS MORADORES DE ABREULÂNDIA

17/08/2021 14h29

Raimundo Alves, de 66 anos, deixou a Feira Coberta de Abreulândia, na região centro-oeste do Tocantins com lágrimas nos olhos. A emoção tomou conta do trabalhador rural aposentado assim que fez o teste do PSA (Preventivo do Câncer de Próstata) e ao lembrar da tia que o criou e que perdeu a vida para um câncer. “Ela não teve a oportunidade que estou tendo de fazer a prevenção. Talvez se ela tivesse feito esse exame poderia ter descoberto a doença mais cedo e tratado”, disse emocionado.

Assim como seo Raimundo, cerca de 200 pessoas, entre homens e mulheres, sobretudo da zona rural do município, acima de 25 anos, tiveram a oportunidade de realizar exames gratuitos de prevenção ao câncer do colo uterino e do câncer da próstata. O evento realizado pelo sistema FAET/Senar contou com a parceria do Sindicato Rural de Abreulândia, da Câmara Municipal e Prefeitura Municipal de Abreulândia.

Resultados

O exemplo da dona de casa Deusamar Silva Oliveira justifica a importância e o sucesso da iniciativa. A cerca de três anos, ela participou de uma edição do programa. Fez o papanicolau (PCCU) e o exame deu positivo. Com o diagnóstico precoce o tratamento começou em seguida e hoje a doença é coisa do passado. Por isso, todo ano, Deusamar faz o retorno. “Graças ao Senar descobri meu problema bem cedo e agora estou curada. Toda mulher devia tomar esse cuidado e se prevenir”, destacou a dona de casa.

“É importante demais esses exames e é muito mais barato prevenir do que remediar. Só temos a agradecer a FAET, o Senar e o Sindicato Rural por essa iniciativa”, ressaltou o prefeito Manoel Moura. Ele acompanhou o início dos trabalhos ao lado do presidente do Sindicato Rural, Edilson Gabino, que também aproveitou para fazer o PSA. “Sei o tanto que essa prevenção é fundamental pra essas pessoas e é por isso que é preciso destacar esse trabalho maravilhoso que o Senar, a FAET, por meio do presidente Paulo Carneiro e da superintendente Rayley Luzza estão fazendo pelo nosso município, em parceria com a nossa prefeitura”, reforçou o presidente.

Segundo a coordenadora do programa, Deise Colombari, novas edições do “Saúde do Homem e Mulher Rural” estão programadas para este ano ainda, com locais a serem confirmados. Não importa o momento, para a chacareira e professora aposentada, Antônia Barros, “as mulheres (e os homens) não podem perder essa oportunidade, porque não é todo dia que elas têm na porta de casa exames tão importantes, de graça e de primeira qualidade na porta de casa.”