Notícias

Após curso do SENAR, produtora rural garante renda fabricando doces e conservas

30/10/2019 12h43

Após fazer o curso de “Doces, conservas, compotas e frutos cristalizados”, através do SENAR, a dona de casa, Leila dos Passos Silva, do município de Colinas do Tocantins, resolveu investir na fabricação e comercialização dos produtos e com isso, melhorar a renda da família.

Durante o curso, Leila aprendeu sobre todas as etapas do processo de fabricação, valor nutricional dos alimentos, seleção dos frutos, equipamentos, pesagem, preparo e comercialização.

“Estava desempregada há um tempo, procurava emprego e não tinha retorno. Quando surgiu o curso, decidi fazer, não tinha ideia de nada, mas aprendi tudo durante o treinamento. Agora eu trabalho por conta própria e faço meus horários. Tenho uma qualidade de vida muito melhor. O SENAR muda a vida das pessoas, tem que saber aproveitar as oportunidades”, destaca a empreendedora.

Segundo Leila, a princípio seus produtos eram comercializados na feira uma vez na semana, ela levava conservas de verduras, doces variados, tanto em pedaço como em pasta: “A demanda foi aumentando, as encomendas foram crescendo, e chegou o dia que não precisei mais ir vender na feira, pois meus clientes começaram a vir até minha casa” orgulha-se.

A instrutora que ministrou o curso na época, Patrícia de Oliveira, comenta que é uma alternativa rentável “É uma capacitação que tem o poder de aumentar as perspectivas de renda e, consequentemente, contribuir para a qualidade de vida dos trabalhadores” finaliza.