Notícias

Livro Caixa Digital do Produtor Rural é tema de live realizada pelo Sistema FAET/SENAR

09/04/2021 12h05

O Sistema FAET/SENAR realizou na noite desta quinta-feira, 08/04, uma live com o tema “Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR)”. A live foi mediada pela Coordenadora de Arrecadação do sistema, Celiene Gomes, e transmitida através do canal do YouTube da entidade.
 
O tema se trata do novo instrumento de escrituração contábil para os produtores rurais que tem como objetivo apurar os resultados da atividade no campo, incluindo investimentos, receitas, despesas de custeio, entre outros.
 
Durante o evento o convidado Elielton Souza, professor e contador, informou que a declaração se aplica ao produtor rural que auferir durante o ano, receita bruta total da atividade rural superior a R$ 4.8 milhões. Informou também que a entrega deverá ser realizada até o prazo final de entrega da Declaração do Imposto de Renda da pessoa física.
 
Segundo ele, o LCDPR é um formato novo do antigo “Livro Caixa da Atividade Rural”: “Ele veio de uma maneira diferente da versão anterior e será gerado pelo sistema da contabilidade, pois a Receita Federal não fornece sistema para a escrituração”, explicou.
 
Os participantes da live foram orientados de que o não envio da declaração pode ocasionar no pagamento de multas, e é importante pontuar que tais multas podem ser distintas para diferentes situações, como por exemplo: o produtor não cumpra as obrigações, perca o prazo, omita informações, envie dados incorretos ou releve as intimações da Receita.
 
Outras dúvidas como os cuidados com as despesas lançadas, principais pontos de cuidados para o produtor rural; receitas permitidas para escrituração, cruzamento de informações e penalidades também foram esclarecidas.
  
Quem perdeu a live ainda poderá acessar em nosso canal no YouTube.