Notícias

Curso Técnico em Agronegócio: Sistema FAET/Senar forma profissionais no sudeste do estado

13/12/2021 20h33

O Sistema FAET/Senar e o Sindicato Rural de Almas formaram 20 novos profissionais no Curso Técnico em Agronegócio no polo de Almas, na região sudeste do estado. O presidente do sistema FAET/SENAR, Paulo Carneiro, prestigiou o evento e destacou a satisfação de entregar ao mercado de trabalho profissionais com competência para assumir a gestão do agronegócio em diversas áreas de atuação “Estamos em uma região que o agro tem crescido e que vai precisar de profissionais qualificados. Esse é só o início, e por isso espero ver os formandos contribuindo ainda mais para o fortalecimento do agro”, afirmou.

A turma é composta por jovens da região, filhos de produtores e até mesmo profissionais da área, como o caso do Gleyvan Nunes, zootecnista e professor do Colégio Agropecuário de Almas “Ganhei muita experiência, até mesmo em conteúdo que não tive acesso na faculdade, mas que agregaram conhecimento”. Já para a formanda Weslanne Rodrigues, de Porto Alegre, cidade vizinha, o curso surgiu como uma luz no fim do túnel “Hoje sou apaixonada pela área e já me vejo atuando e tendo sucesso na carreira”. No discurso, a oradora da turma, Sávia Fernandes, emocionou os colegas ao lembrar da trajetória do curso, das viagens e da união dos professores com a turma. Ela agradeceu o Sistema FAET/Senar pela oportunidade que tiveram.

A anfitriã da noite, a presidente do Sindicato Rural de Almas e paraninfa da turma, Sandra Alves, pontuou a busca dos alunos pelo crescimento “Lembro quando alguns nos procuraram no sindicato querendo uma chance de qualificação e conhecimento para conquistar algo melhor na vida, nós sabemos que nossa cidade ainda é pequena, mas tem um enorme potencial, e foi por isso que nos esforçamos para o curso ser realizado. Esse curso é mais do que saber lidar com o campo e os assuntos da terra, ele prepara pessoas para comandar uma propriedade rural ou gerir uma atividade no campo”, enfatizou.

A cerimônia contou ainda com a participação do presidente do Sindicato Rural de Porto Nacional, Rafael Giatti, do vice-presidente do Sindicato Rural de Almas, Miguel Pereira, do diretor da Diretoria de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do SENAR, Luiz Cláudio Faria. O presidente do Sindicato Rural de Ponte Alta do Bom Jesus, Arnóbio Queiroz também participou do evento. No pronunciamento aos formandos, ele fez um panorama do agro no mundo destacando a grande demanda por alimentos e a posição estratégica do Brasil e do Tocantins nesse contexto. Para ele, o curso deixa os formandos preparados para as oportunidades que virão.

O curso – O Tocantins conta com quatro polos do curso nas cidades de Almas, Araguatins, Araguaçu e Gurupi. O curso é totalmente gratuito e reconhecido pelo MEC. Ao longo das atividades, os alunos conhecem sobre técnicas de gestão, de comercialização e como atuar na execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural. Além disso, durante os encontros presenciais, os alunos têm acesso a visitas técnicas em propriedades rurais, dias de campo e em eventos para conhecer a realidade do agronegócio tocantinense.


Comunicação Sistema FAET/SENAR
Palmas, 13 de dezembro de 2021