Notícias

Instrutores do SENAR recebem capacitação em Agricultura de Precisão

02/10/2017 19h03

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR), capacitou este final de semana dois instrutores em Tecnologia em Agricultura de Precisão em Máquinas Agrícolas. Participaram do treinamento os Engenheiros Agrônomos do SENAR/TO, Flori Zanon Júnior e Gibson Neres Rufo. O evento aconteceu no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica de Sorriso em Mato-Grosso, a turma teve ainda a participação de representantes de outros estados como, Rondônia e Acre.


Para o instrutor credenciado junto ao SENAR-TO, Gibson Neres Rufo, que é Engenheiro Agrônomo, o treinamento acrescentou mais conhecimento e fez com que ele tivesse noção da rapidez da evolução da tecnologia utilizada no campo. “Tivemos a oportunidade de ver a realidade da aplicação das tecnologias na lavoura, essa prática é muito importante para nós porque temos condições de conhecer melhor e avaliar as dificuldade e facilidades do dia a dia. “Porque nossa função é repassar isso para os nossos produtores, apontando as dificuldades e as soluções, é assim que trabalhamos com a agricultura de precisão. ” destacou Rufo.


O instrutor credenciado junto ao SENAR-MT, Carlos Danielle que ministrou a capacitação, explica que o conteúdo deste treinamento é bem extenso. “Conversamos sobre conceitos básicos de agricultura de precisão e as tecnologias empregadas dentro deste contexto. Receptividade de sinal autônomo e pago e tecnologias embarcadas também fazem parte do conteúdo. Além disso, o treinamento também aborda assuntos como a utilização mais eficaz dos pilotos automáticos em várias linhas e sistema de pulverização”.


Dinamismo e evolução da tecnologia para o campo, estes dois temas chamaram a atenção dos participantes, como exemplo disso o Engenheiro Agrônomo, especializado em agricultura de precisão, Flori Zanon Júnior ressaltou que este tipo de treinamento orienta bem sobre como suprir a necessidade de informação que vem do produtor rural.


Junior diz ainda que participar de um grupo de atualização de alta tecnologia é muito importante e agrega valor ao seu trabalho e também ao seu curriculum. “Para mim acrescentar o conhecimento ao meu trabalho junto ao SENAR/TO, é de extrema importância, aqui tivemos a oportunidade de conhecer máquinas de última geração recém lançada no mercado e isso é fantástico. ” Declarou Flori.



Assessoria de Comunicação do Sistema FAET/SENAR Tocantins
Palmas – TO, 02 de outubro de 2017