Apresentação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Estado do Tocantins - SENAR-TO é uma das entidades integrantes do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural, criado pela Lei 8.315 de 23 de dezembro de 1991. Somos uma Instituição de direito privado, mantida e administrada pela classe patronal rural, através da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA. Nosso Conselho Deliberativo é o único do Sistema “S” que tem composição tripartite e paritária, com representantes das classes patronal e trabalhadora rural e do governo federal. No estado do Tocantins o presidente do Conselho Administrativo é o presidente da FAET. O presidente da FETAET – Federação dos Trabalhadores do Estado do Tocantins, também integra o Conselho representando os trabalhadores.  

O objetivo do SENAR-TO é a profissionalização dos trabalhadores e produtores de nosso Estado, com vista a sua inserção no mundo do trabalho, para a produção de alimentos, matérias primas e bioenergéticos, com níveis de qualidade, que nos permita competir nos mercados locais, nacionais e internacionais em igualdade de condições com outros estados brasileiros. Também é objetivo do SENAR-TO desenvolver ações de promoção social voltadas para jovens e adultos, homens e mulheres do campo que possibilitem a melhoria de suas condições sócio-econômicas e por via de conseqüência sua qualidade de vida.
 
As ações do SENAR são organizadas e desenvolvidas de forma sistematizada, seguindo um processo de planejamento, execução, acompanhamento, avaliação e controle. São ações educativas, que visam o desenvolvimento integral das pessoas que resindem nas áreas rurais, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social. Para isso, o SENAR conta com equipe técnica, multidisciplinar composta de coordenadores supervisores, instrutores e mobilizadores, previamente preparados numa metodologia de ensino específica para a capacitação de jovens e adultos, quer sejam trabalhadores quer sejam produtores rurais.
 
"Formando e Promovendo o Homem do Campo". Este é o princípio pedagógico do SENAR, que enfatiza a necessidade de atuação através de processos de ensino/aprendizagem aonde competências, conhecimentos e práticas laborais são as faces de uma mesma moeda. As capacitações são desenvolvidas respeitando os saberes populares, o meio ambiente, sua adequação as modernas técnicas de produção, sempre em consonância com a sustentabilidade ambiental, preocupação com a saúde e segurança do trabalhador e a melhoria da qualidade dos produtos. Para isto, os locais escolhidos para a execução das ações do SENAR-TO estão sempre relacionados a uma situação real de trabalho, onde os treinandos participam ativamente das ações e assimilam com maior rapidez o que lhes é transmitido, já que a aprendizagem se faz por um conjunto daquilo que as pessoas vêem, escutam, discutem e, principalmente, praticam.

Sede:

Palmas - Tocantins
Av. Teotônio Segurado 402 Norte Conjunto 01 lotes 01 e 02 - Fone: (63) 3219.9200